25/06/2021 – Por Letícia Frungillo
O “Festival Não Existe” existiu!
Depois de mais de um ano sem poder produzir grandes eventos, finalmente produzimos um festival!
O “Festival Não Existe”, reuniu 16 artistas na Oca, no Parque do Ibirapuera em São Paulo, para uma live cheia e conceito.
Do ponto de vista de produção, produzir lives seguras em tempos de pandemia exige uma série de protocolos.
Começamos enviando um questionário de segurança para todos os artistas e também para todos que irão trabalhar no evento. Neste questionário, avaliamos se a pessoa se expos a riscos nos últimos dias, se teve sintomas ou se teve contato com alguém contaminado pela Covid.
Chegando na Oca, todos passaram por um teste PCR AG. Trata-se de um teste de antígeno através de amostra Swabnasofaringe, o famoso cotonete no nariz.
No Festival Não Existe, graças a Nossa Senhora dos Eventos Online, não tivemos nenhum caso de resultado positivo e todos puderam seguir para seus trabalhos em segurança.
Seguimos monitorando a equipe nos 15 dias após o evento e também não tivemos nenhum caso posterior as gravações.
Mas, não é porque o resultado do teste foi negativo, que podemos baixar a guarda!
O uso de máscaras PFF2 era obrigatório o tempo todo. Somente sendo permitido retirar as máscaras pelos artistas no momento das gravações. Assim, reduzimos ainda mais os riscos caso haja alguém que esteja com uma contaminação recente, na janela de 3 dias que o teste pode dar um falso negativo.
Tanto os testes quanto as máscaras são custos arcados pela produção do evento. São novas linhas na planilha de custosque os promotores precisarão arcar daqui em diante.
Durante todo o dia, contamos ainda com uma equipe de limpeza sanitizante, que fazia a limpeza dos camarins, banheiros e áreas comuns com álcool 70 sempre que os espaços eram utilizados, além é claro de potinhos de álcool gel por todas as áreas do evento.
Com tudo controlado e higienizado o “Festival não Existe” pôde existir.
E mesmo vivendo em meio a um desgoverno que potencializa esta terrível crise sanitária global que vivemos, A ARTE AINDA RESISTE. A MÚSICA RESISTE e o festival que ainda não pôde existir presencialmente existiu.